Embaixador da Alemanha fez primeira visita oficial a Curitiba

Embaixador Georg Witschel (Foto Embaixada RFA)

 Com o objetivo de estreitar as relações entre o Paraná e a Alemanha, o novo embaixador da Alemanha no Brasil,  Georg Witschel, esteve em Curitiba nesta semana. O diplomata visitou o Governador Beto Richa, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a FIEP-Federação das Indústrias do Estado do Paraná, onde conversou com o presidente Edson Campagnolo sobre parcerias estratégicas e novas oportunidades de negócios.

O Embaixador também se reuniu com o Governador do Paraná,


O Embaixador ( c ) com o Governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu (Foto Orlando Kissner/ANPr)

Beto Richa, no Palácio Iguaçu, e com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Durante os encontros, Witschel observou  que o Estado oferece um ambiente de negócios favorável para parcerias teuto-brasileiras e anunciou a intenção da Embaixada, em parceria com as câmaras de comércio, de apresentar os principais Estados do Brasil aos investidores alemães, visando a expansão das redes de negócios. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK Paraná – conta com 190 empresas associadas no Estado.

Empresas alemãs

            Visitas a multinacionais alemãs, entre elas a Interprint e a Volkswagen, além do Instituto Goethe e a Deutsche Schule Curitiba (Escola Alemã) também fizeram parte da programação de visitas do Embaixador, em sua passagem pela Capital paranaense. Por fim, o diplomata participou de um jantar com os conselheiros e a diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que é dirigida por Andreas Hoffrichter.

Perfil

         O Embaixador Georg Witschel nasceu em 1954, é casado e tem uma filha. Está no Brasil desde setembro de 2016, depois de ter exercido

Georg Witschel com Edson Campagnolo, na FIEP (Foto @ BO)

inúmeras funções, interna e externamente, na diplomacia alemã. Antes de vir para nosso País era Embaixador da Alemanha em Otawa, no Canadá.

Além de ter cursado o Centro de Formação Diplomática do Ministérios das Relações Externas da Alemanha, em Bonn, Witschel é formado em Direito e Doutor em Direito Internacional Público.

Câmara Brasil-Alemanha

A AHK Paraná tem por objetivo estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba,Andreas F. H. Hoffrichter.

Com o vice-Prefeito Eduardo Pimentel

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no Estado, com interesses na Alemanha.

Paraná  tem uma forte presença alemã, decorrente da imigração e das empresas alemãs estabelecidas na região. Além disso, é o  Paraná e o Estado alemão de Baden-Württemberg possuem desde 2010 um protocolo de cooperação nas áreas de indústria, turismo, agricultura, educação, ciência, tecnologia e sustentabilidade. <>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *