Rossi & Zorzanello – 29 anos de sucessos

 

 

Sílvia Zorzanello e Marta Rossi, em 2008

Em 1988, há 29 anos, a união de duas jovens batalhadoras  – Silvia Zorzanello e Marta Rossi – deu início a um case de sucesso. O que  poderia ser uma simples aventura, tornou-se uma vibrante realidade. É que, dessa união, surgiu uma empresa arrojada e inovadora, cujo fruto maior foi o FESTURIS-Feira Internacional de Gramado ou Festival de Turismo de Gramado. Um dos maiores do País, o evento leva anualmente à Serra Gaúcha milhares de expositores, compradores, jornalistas e visitantes, projetando nacional e internacionalmente a charmosa cidade serrana. 

 

Há 29 anos, no dia 1º de abril de 1989, duas jovens empresárias se uniram

O 1º FESTURIS, em 1989

para criar uma empresa com foco na organização de eventos para Gramado e região. Marta Rossi e Silvia Zorzanello trabalhavam no Hotel Serrano, em Gramado. Silvia era gerente Geral, enquanto Marta trabalhava como gerente de Marketing. O Centro de Convenções do hotel estava em fase de conclusão e a dupla, observando a oportunidade de mercado que despontava, pensou em um projeto estratégico. A sociedade foi concretizada e nascia, assim, a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.

No último FESTURIS, movimentação intensa

Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival. Aos poucos, o Festival cresceu e alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Tornou-se logo o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico.  Na última edição, a 28ª,  o evento, que hoje leva o nome de FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, teve um impacto econômico  de R$ 253 milhões, em dois dias de feira.

Sempre procurando fomentar negócios turísticos em nível nacional e

internacional, sem perder o foco para o benefício regional, a empresa criou outros dois projetos próprios: o Chocofest e o Acorde Musical. Este ano de 2017 surge mais um produto – a Gramado Summit. Evento voltado ao empreendedorismo digital e startups. Fiel à missão de viabilizar e realizar eventos e negócios para pessoas físicas e jurídicas no Brasil e no mundo, de forma diferenciada e excelente, a empresa também prospecta e executa eventos diversos de forma terceirizada, tais como congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações.

Credibilidade, bom gosto e inovação

O FESTURIS é o mais importante e reconhecido produto criado e

Aluno Nota 10

organizado pela Rossi & Zorzanello. Mas, não é o único case de sucesso. Marcas como Chocofest, Acorde Musical e, a partir deste ano,  a Gramado Summit, mostram que a empresa busca sempre se reinventar e lançar para o mercado nacional novos e produtos únicos. Além de seus eventos próprios, a Rossi & Zorzanello, que tem sede no Centro de Gramado, na deslumbrante Serra Gaúcha,  se especializou na organização de eventos corporativos empresariais. Alguns desses eventos, já organizados pela empresa são o ENEF – Encontro de Empresas Familiares, Aluno Nota 10, Abramet (Encontro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Febravar (Feira Brasileira do Varejo), Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, Congresso Brasileiro do Concreto, entre outros. Para a produção desses novos eventos, surgiu um braço da Rossi & Zorzanello: a Marcus Vinícius & Eduardo Zorzanello. A empresa leva o nome dos sucessores de Marta e Silvia, sendo a responsável por organizar os novos eventos próprios e também os eventos terceirizados que são captados.

 O foco é a empresa estar preparada para realizar eventos de porte nacional, em qualquer lugar do Brasil. Nesse quesito, o selo ABEOC que a empresa possui, a qualifica para seguir esse caminho. A Rossi & Zorzanello também é membro da OMT-Organização Mundial de Turismo.

 Palavras de incentivo

Guilherme Paulus (Foto Emerson Souza-Panrotas)

Credibilidade e reconhecimento das principais lideranças dos setores turístico e de eventos do País. Com esse aval, a Rossi & Zorzanello caminha forte em direção aos 30 anos. Algumas das lideranças que acompanham a trajetória da empresa e seu importante trabalho no fomento

Alexandre Sampaio

ao turismo e economia da Região das Hortênsias e do Rio Grande do Sul, fazem questão de registrar seu reconhecimento e admiração pelo trabalho da empresa Rossi & Zorzanelo.  Entre elas, destaque para  Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP e

Ana Cláudia Bitencourt

presidente do Conselho de Administração da CVC; Ana Claudia Bitencourt, presidente da ABEOC Brasil;  João Bueno, Diretor Executivo da ABR-Associação Brasileira de Resorts; e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA-Federação brasileira de Hospedagem e Alimentação  e do CeTur-Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, CNC-da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Processo de sucessão

No ano de 2010, a empresa sofreu uma grande perda. Uma de sua

Marcus Vinicius Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello (Fotos Arquivo/Divulgação)

fundadores, Silvia Zorzanello, partiu deixando muita saudade e um legado de grandes realizações. Iniciava-se então o processo de sucessão dentro da empresa, que segue até hoje com os diretores Marcus Vinícius Rossi, filho de Marta, e Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, aos poucos passando a liderar as ações da Rossi & Zorzanello e suas estratégias, sempre acompanhados e orientados de perto pela diretora Marta Rossi. Assim, desde 2009, esses jovens empreendedores vão conquistando seu espaço e trazendo a oxigenação necessária para que a empresa possa seguir pujante no mercado. “Tudo é possível quando se tem vontade! Trabalhamos incansavelmente na busca pela excelência e atualização, sempre pensando na contribuição que podemos trazer para a nossa região e Estado. Esta filosofia temos desde a fundação quando, Silvia e eu, criamos a Rossi & Zorzanello. Trabalhar ao lado dos meus sócios, Eduardo e Marcus, tem sido gratificante”, destaca Marta Rossi. “Temos uma grande responsabilidade que é seguir os passos de minha mãe, Silvia, e de Marta. Elas foram incansáveis e conquistaram o seu espaço com muito trabalho. E este exemplo temos a seguir: continuar empreendendo em favor de Gramado e de nossa região”, afirma Eduardo Zorzanello. “A cada passo que damos e a cada novo produto que apresentamos, nosso objetivo  é empreender cada dia mais. Criar novidades que possam fomentar a economia de toda a região e fortalecer e modernizar a Rossi & Zorzanello. Com isso temos certeza que manteremos a credibilidade e conquistaremos ainda mais respeito no mercado nacional”, assevera, por sua vez,  Marcus Vinícius Rossi. <>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *