Embaixador veio dar posse a novo Cônsul da França

Embaixador Laurent Billi

A posse de Nadir Bosch como novo Cônsul Honorário aconteceu dia 23 de março, com a presença do Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili; do Ministro Conselheiro da Embaixada francesa para Assuntos Econômicos, Jean-Claude Bernard; do diretor da Aliança Francesa em Curitiba, Bertrand Lacour; e do estagiário da Escola Nacional da Administração Francesa, Anselme Mialon.

O novo Cônsul afirmou, na ocasião, que deseja  desenvolver ações que

Cônsul Nadir Bosch

possibilitem intercâmbio entre as comunidades francesa e brasileira. “Fico muito honrado em representar meu País e sobretudo em Curitiba, uma cidade que admiro muito”, disse Bosch, que é empresário e ex-atleta olímpico.

Ainda em sua estada na Capital paranaense, o Embaixador Laurent Bili, que se fazia acompanhar também de 40 empresários franceses, esteve no Palácio Iguaçu, onde foi recebido pelo Governador Beto Richa. Na ocasião, após lembrar que  25 empresas francesas estão instaladas no Estado, o diplomata assinalou: “Nós ficamos muito honrados em termos empresas como a Renault e a Aliança Francesa instaladas no Paraná e contribuindo para o desenvolvimento paranaense”. Asseverou também que a visita ao

Embaixador Billi com o governador Beto Richa (Fotos Aenaldo Alves, AEN)

Governador era para fazer um balanço da cooperação entre a França e  o Paraná. Bili disse mais, que seu papel “é fomentar, incentivar e mostrar o potencial que temos aqui aos empresários; E vamos trabalhar para estreitar os nossos laços com o Paraná”. Finalmente, o Embaixador mencionou igualmente  a parceria da Agência Francesa de Desenvolvimento com Curitiba, que, frisou, “trabalha a fim de dar  condições financeiras para que projetos de mobilidade urbana e de cidade inteligente possam ser postos em prática de forma rápida”.

O Representante francês no Brasil esteve também na Prefeitura de

Bosch com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca

Curitiba, onde foi recebido pelo prefeito Rafael Greca, que lhe falou das estreitas relações entre Curitiba e a França. Ao término do encontro,  Greca presenteou o Embaixador Bili com seu livro Curitiba – Luz dos Pinhais e falou sobre o capítulo que trata especialmente da presença francesa em Curitiba ao longo da história. Entre outros personagens, o Prefeito destacou  a passagem do artista francês Jean-Baptiste Debret, que pintou Curitiba em sua viagem ao Brasil, no século 19.

Antes disso, durante dois dias, o Cônsul Nadir Bosch acompanhou  Nicolas Fradet, Cônsul Adjunto/Chefe da Chancelaria do Consulado Geral da França em São Paulo, que veio a Curitiba, a fim de atender cidadãos franceses interessados em emissão de vistos e renovação de  passaportes. <>

 

<>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *