Consulado do Japão: Plantão de Orientação sobre Bolsas MEXT

             Concedidas pelo Governo Japonês,  através do MEXT-Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia, esse  País oferece anualmente seis modalidades de Bolsas de Estudo para jovens do mundo todo. São Bolsas completas (incluindo passagem de ida e volta e bolsa mensal durante o período do curso).  em  nível de graduação até doutorado, nas mais diversas áreas.

            As inscrições, para moradores do Paraná e Santa Catarina,
devem ser feitas no Consulado Geral do Japão (Edifício, Rua Maechal Deodoro, 630), em Curitiba.  Moradores do Rio Grande do Sul devem se inscrever no Escritório Consular do Japão, em Porto Alegre. Para demais localidades,  consultar outros Consulados ou a Embaixada japonesa, em Brasília.

Modalidades

1) Pesquisa (Pós-Graduação)

*Inscrições abertas
Para pessoas com formação no Ensino Superior (Bacharelado ou Licenciatura), ou que irão se formar no ano da inscrição, de até 35 anos incompletos.
*Período de Inscrições: Mês de maio
2) Graduação

*Novas Informações
Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 21 anos.
*Período de Inscrições: Junho
3) Técnico Superior

*Novas Informações
Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 21 anos.
*Período de Inscrições: Junho
4) Curso Profissionalizante

*Novas Informações

          Para pessoas formadas no Ensino Médio (ou em fase de conclusão) e idade entre 17 e 21 anos.
*Período de Inscrições: Junho

5) Treinamento para Professores

Para professores formados, atuantes no Ensino Fundamental ou médio, com até 35 anos incompletos e mais de cinco anos de experiência de docência.
*Período de Inscrições: Janeiro a fevereiro

6) Cultura e Lingua Japonesa

Para estudantes dos cursos de Letras Japonês ou cursos que tenham a cultura e/ou língua japonesa como área principal, no currículo do ensino superior, que tenham entre 18 e 30 anos incompletos e que não estejam nem no primeiro e nem no último ano da graduação.
*Período de Inscrições: Janeiro a Fevereiro

Para Descendentes de Japonês

         Para estudantes universitários (que não estejam nem no primeiro nem no último ano da graduação), descendentes de japoneses, que estudem a língua e/ou literatura japonesa, dentro ou fora da universidade, por mais de um ano e que tenham entre 18 e 30 anos incompletos.

Os períodos de inscrições podem sofrer alterações. Dúvidas e Informações podem ser esclarecidas no Setor Cultural do Consulado Geral do Japão, em Curitiba, ou pelo e-mail cultura@cl.mofa.jp.  <>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *