Embaixador Toshio Ikeda envia notícias de Moçambique

Embaixador Toshio Ikeda com a Embaixatriz Akemi, em foto de quando ainda era Cônsul Geral em Curitiba

Recebi do ex-Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, atual Embaixador desse País em Moçambique, no Sudeste da Africa, a atenciosa mensagem abaixo, dando conta de sua chegada e de algumas curiosidades locais. Agradeço e faço questão de reproduzir o texto,  que  segue:

“Cheguei a Maputo, Capital  de Moçambique,  no dia 20 de abril,  para assumir meu posto como  Embaixador.

Maputo é uma cidade litorânea e parece uma cidade do Brasil,  na região do Nordeste. Esquenta durante o dia,  mas à noite refresca. Tem basicamente as duas estações –  de verão e inverno. Estamos no inverno agora. Mas as pessoas andam com  camisa de manga curta.

As mercadorias estão bem mais abastecidas nos supermercados do que eu pensava. Muitas mercadorias vêm de Àfrica do Sul,  que é uma potência da região. Temos os restaurantes orientais, como os chineses e indianos  entre outros, além dos ocidentais.

Estou conhecendo esta cidade e me adaptando ao novo ambiente, inclusive ao português local,  que é pouco diferente do português do Brasil”.

O Embaixador Toshio Ikeda, sempre simpático e atencioso,  conclui suas informações,  assinalando: “Agradeço pela mensagem  (de cumprimentos e desejo de boa sorte na nova função, que lhe enviei) e pelo apoio durante  minha permanência em Curitiba. Continuo recebendo a newsletter Diplomacia & Turismo. Desejo  felicidade e saúde para o  Senhor  e sua querida esposa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *