Litoral do Paraná: Qualidade de hospedagem é destaque na Ilha do Mel

Das 16 empresas do setor que receberam o  Selo de Qualidade no Turismo,     do Sebrae/PR, nove são da Ilha do Mel

Ilha do Mel (Foto Priscila Forone/PM Paranaguá)
Pousada Restaurante Pousada da Ilha

Um dos lugares mais bonitos do Litoral paranaense vem se firmando como referência em qualidade de hospedagem. Pelo menos essa é a conclusão a que se pode chegar após a Ilha do Mel levar nove das 13 certificações do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, reconhece a boa qualidade dos serviços prestados nos meios de hospedagem, na região  do Litoral.

 Entre as que atingiram os índices de qualidade do Programa estão Caraguatá Pousada, A Ilha Verde Hotel Pousada, Pousada das Meninas, Pousada Enseada das Conchas, Fim da Trilha Pousada e Gastronomia, Malie Chalés, Grajagan Surf Resort, Pousada e Restaurante Orquídeas e Pousada Astral da Ilha. Outros 4 empreendimentos, de Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Pontal do Paraná, também receberam o selo nesta categoria.

Durante um ano, os empresários desses estabelecimentos receberam a equipe de consultores do Sebrae/PR e passaram por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Participaram de treinamentos e palestras, implantaram melhorias, receberam avaliações de consultores e visitas técnicas até serem finalmente avaliados em requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. A avaliação  final que credenciou as empresas ao Selo foi realizada pelo TECPAR-Instituto de Tecnologia do Paraná.

            “A conquista do Selo do Turismo por tantas empresas do segmento

Gilberto Keserle

confirma a disposição dos empresários em investir recursos e tempo para tornar esse destino atrativo não somente por suas belezas naturais, mas por sua qualidade, conforto e atendimento diferenciado. E isso foi confirmado. A Ilha do Mel tem excelentes meios de hospedagem no litoral paranaense”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR no Litoral, Gilberto Keserle.

Proprietário da Pousada e Restaurante Orquídeas, Marcos Gamper

Marcos Gamper

considera a participação no Selo um divisor de águas em seu estabelecimento. “Passei a ter uma visão geral e mais  estratégica dos processos. E percebi que pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Agora vou em busca do aprimoramento contínuo porque quem quer crescer tem que se atentar e ter controle da gestão”, destaca.

Já Maria Cristina Scheidt, da A Ilha Verde Hotel Pousada, observa  que vem melhorando os processos internos, gradativamente. Ano passado já

Maria Cristina Scheidt

 

conseguiu conquistar o Selo e este ano melhorou ainda mais o índice de conformidade. “Estamos sempre buscando reduzir as falhas e melhorar a gestão. Apesar de demandar tempo e empenho de todo o time, o Selo é um diferencial competitivo que influencia diretamente no atendimento aos nossos clientes. Agora vamos em busca dos 100% de conformidade para atingirmos a excelência em todos os serviços”, completa a empreendedora.

 Selo de Qualidade no Turismo

O programa tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade dos produtos e serviços oferecidos para torná-las mais competitivas e por reconhecê-las perante o mercado do turismo. O Selo é um projeto desenvolvido em parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo e Fecomércio PR.

Este ano, 160 empresas se inscreveram no programa em todo o Paraná, sendo que 120  atingiram o mínimo de 80% de conformidade nos critérios avaliados. O Selo tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua com avaliação anual. Foram incluídos estabelecimentos gastronômicos, meios de hospedagem, agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos de várias regiões do Estado.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é ponto de parada obrigatório do Litoral paranaense, com algumas das mais belas praias e paisagens do Paraná, sendo um dos roteiros mais procurados por veranistas. Localizada no município de Paranaguá, a Ilha tem 25 quilômetros de praias, além de ser área de preservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com vários espaços intocados. Para manter a beleza e os cuidados com a natureza privilegiada do local, não é permitida a circulação de veículos automotores e de tração animal na Ilha e existe uma limitação de visitantes que não pode ultrapassar cinco mil pessoas. Entre os locais preferidos estão o Farol das Conchas, a Gruta das Encantadas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Nesses lugares é permitida a circulação de turistas. Já alguns outros pontos da Ilha são área de preservação e o acesso é restrito.

O SEBRAE/PR–Serviço de Apoio às Micro e Pequenas    Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 Municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O SEBRAE/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora. <>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *