ACIL-Associação Comercial de Londrina chega aos 80 anos

A Associação Comercial e Industrial de Londrina vai comemorar oitenta anos de existência, no próximo dia 5 de junho.  Vários  eventos estão sendo realizados, de  maneira que  a data seja celebrada à altura do  que representou – e ainda representa – para a cidade, a velha e tradicional instituição. Sempre altiva e independente, a velha ACP – hoje ACIL – é um marco na história de Londrina e do Norte do Paraná.

Além da festa dos 80 anos, a agenda de comemorações contará com a

Governador Beto Richa com o convite que lhe foi entregue pelo presidente da ACIL,  Claudio Tedeschi (e) e pelo deputado Tiago Amaral (Foto Arnaldo Alves / ANPR).

primeira edição do ciclo de palestras e workshops sobre gestão, inovação e liderança,  previsto para outubro. O evento oficial está programado para o dia 8 de junho e deverá contar com a presença do Governador Beto Richa num grande jantar comemorativo. O convite foi entregue em Curitiba ao Chefe do Executivo estadual pelo presidente da ACIL, Cláudio Tedeschi, que estava acompanhado do deputado estadual Tiago Amaral. Ao formalizar o convite a Richa, Tedeschi afirmou: “Queremos compartilhar esse momento ao lado de personagens, órgãos e entidades que atuaram para o êxito de nossas conquistas”.

O antigo prédio da Associação Comercial, no centro de Londrina, demolido para construção de um novo. No alto, a está de Mercúrio, símbolo  do comércio

A Associação Comercial de Londrina – era essa a denominação – foi fundada em 5 de junho de 1937 por um punhado de pequenos comerciantes e profissionais liberais que, nessa época, já sentiam a necessidade de contar com uma entidade forte e independente, que os representasse e lutasse por seus interesses e pelo recém criado Município. O prédio da antiga sede ficou pronto e foi inaugurado em 31 de janeiro de 1942, com a presença do interventor Manoel Ribas. Demolido em 1973, por não mais atender às necessidades da Associação, deu lugar ao atual –  o edifício Palácio do Café – do qual a ACIL ocupa dois andares, e que foi inaugurado em 1976.

Quero registrar, a propósito dessas celebrações, que  tenho a satisfação de ter atuado, ainda recém formado,  como advogado da ACIL, na gestão do então presidente Jorge Kayamori (1967/1971), quando foram desenvolvidas gestões para liberação do antigo prédio, que deu lugar ao atual edifício-sede da ACIL. <>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *