Na celebração da Data italiana, a despedida do Cônsul Enrico Mora

Foi uma noite bonita, elegante e sobretudo muito prestigiada, sem deixar

Enrico Mora deixa Curitiba e vai para Caracas

de ser também nostálgica, a do último dia 4, no Palácio Garibaldi.  É que se celebrava, então, o Dia da  República Italiana, mas  igualmente valia como despedida do Cônsul Geral Enrico Mora e da Consulesa Jorgelina, que estão deixando o Paraná em meados deste mês. Mora, que permaneceu quase quatro anos em Curitiba,  vai passar a servir na Embaixada de seu País em Caracas, na Venezuela.

A começar pela presença da vice-governadora Cida Borghetti, do Ministro da Saúde Ricardo Barros e do  prefeito Rafael Greca de Macedo, participaram da celebração, também,  o Chefe do EREPAR-Escritório de Representação do Itamarati, Ministro Paulo Roberto Palm, membros do Corpo Consular e de entidades, parlamentares e expressivas lideranças da comunidade ítalo-brasileira de Curitiba e do Paraná.

Muitos discursos ressaltaram a Data Nacional da República Italiana, mas também enfocaram a despedida do Cônsul Geral Enrico Mora, enfatizando seu empenho em melhorar as condições de atendimento no Consulado e em incrementar as relações empresariais e culturais entre a Itália e o Paraná.

Sobre o Cônsul, em sua fala, Rafael Greca frisou que “esse salão guardará, certamente, a elegância, a fidalguia, a cultural e a disponibilidade em servir de Enrico Mora” enaltecendo igualmente o papel fundamental da comunidade italiana para Curitiba.

Prefeito Rafael Greca (e) cumprimentando Enrico Mora no Palácio Garibaldi

A festa foi abrilhantada pela apresentação do Concerto de Cordas, com solistas da Camerata de Curitiba, como forma de exaltar a cultura da Itália e trazer a “grande alma, a grande música italiana, para este salão, para restituir a memória desse espaço que de todos nós é tão caro”, disse Greca.

Emocionado, em seu discurso, Enrico Mora, assinalou que a  festa representava “uma oportunidade para expressar a gratidão pelo carinho, pelo amor, pela amizade sincera com que o povo curitibano nos recebeu”, enfatizando que “nunca vamos esquecer nossa passagem por essa maravilhosa cidade”.

            Enrico e Jorgelina Mora deixam       muitos   amigos  em Curitiba

Raffaele Festa, o novo Cônsul

Diplomata de carreira, como seu antecessor, Raffaele Festa, de 41 anos, natural de Bari, será o novo Cônsul Geral da Itália em Curitiba. Ao que consta, será sua primeira missão na América do Sul e também não se sabe ainda quando vai assumir o posto.

Até a chegada de Raffaele Festa, responderá pelo Consulado  a Vice-Cônsul Maria  Salamandra. <>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *