Corpo Consular do Paraná comemora instituição do Dia do Cônsul

Após a reunião, a tradicional foto com os participantes

A Diretoria do Corpo Consular do Paraná esteve reunida, em sua sede, na tarde desta segunda-feira, 24, sob a presidência do Cônsul (Albânia e República Dominicana) Thomas Augusto Amaral Neves. Além da participação de dezoito Cônsules, esteve presente ainda o Chefe do EREPAR-Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, Ministro Paulo Roberto Palm, assim como representantes das Câmaras de Comércio do Japão e de Portugal, Kiyoshi Ishitani, também Cônsul das Filipinas, e Antônio Francisco Correa Athayde, respectivamente; presidente do IRIP-Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Eduardo Guimarães; Isac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná, e Consuelo Cornelsen, que anunciou a realização da caminhada “Mulheres pela Paz”, no dia 29 de outubro. Houve ainda apresentação pela Família Misga, da Associação do Amigo Animal, entidade que recolhe e cuida de mais de 2 mil cães e gatos abandonados, em Curitiba.

Thomas Neves também apresentou o novo Cônsul Honorário da Hungria, Marco Aurélio Schettino de Lima, que agradeceu a acolhida e falou de sua disposição em participar da entidade consular e de suas atividades.
O presidente do Corpo Consular ainda lembrou a visita dos Cônsules ao Prefeito Rafael Greca de Macedo, como bastante proveitosa, e teceu elogios ao Festival Folclórico de Etnias do Paraná, promovido pela AINTEPAR e presidido por Blanca Hernando Barco, destacando a apresentação do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná. Thomas também se referiu aos festejos pela Data Nacional do Perú, organizados pelo Cônsul Luiz Henrique Sossella Souza Lima, como “uma bela festa, com Missa em espanhol e que reuniu a comunidade peruana e latino-americana”.
Odone Fortes Martins, presidente do Diário Indústria e Comércio, informou que o próximo “Café das Nações” será dia 24 de agosto e sugeriu que cada Cônsul convide um empresário de seu País ou amigo para participar do encontro.
Com um brinde, no final da reunião, os presentes saudaram a criação, pela Assembléia Legislativa, do Dia do Cônsul, a ser comemorado todo dia 6 de agosto, com sessão solene da Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *