110 anos da imigração traz mostra de filmes japoneses

O navio Kasato Maru trouxe a primeira leva de imigrantes japoneses

Este ano de 2018 será de comemorações para japoneses e brasileiros. Serão festejados os 110 anos da imigração japonesa em nosso País. A primeira leva (assim como as outras que se sucederam), trazida pelo pioneiro Ryu Mizuno – considerado o “pai da imigração” – , no navio Kasato Maru, chegou ao porto de Santos (SP) dia 18 de junho de 1908. Eram 781 imigrantes, vinculados ao acordo migratório firmado entre Brasil e Japão, e mais 12 passageiros independentes, totalizando 793 japoneses.

Foi uma autêntica saga rumo ao desconhecido, que resultou em muitos sacrifícios e sofrimentos, mas que originou uma sólida e duradoura amizade, que se consolidou e se fortaleceu ao longo de todo esse período. Aqueles pioneiros, que chegaram cheios de esperança e sonhos de prosperidade a um País de costumes, língua, clima e tradição completamente diferentes, hoje seriam cerca de 1 milhão e 600 mil descendentes, espalhados por todos os Estados brasileiros, ainda com fortes raízes na agricultura, mas permeando os mais diversos segmentos da vida nacional.

Eventos – Mostra de Filmes

Os 110 anos da imigração com certeza trarão ao Brasil e ao Paraná, em

“A Tale of Samurai Cooking”

especial, muitos eventos destinados a solidificar, ainda mais, a amizade entre nosso País e a distante Terra do Sol Nascente.

Já como parte dessas comemorações, Curitiba recebe mais uma Mostra de Filmes Japoneses, que se estenderá de 18 a 20 deste mês. Com ingresso gratuito, os filmes serão exibidos na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174-São Francisco), a saber:

“Termae Romae”

Dia 18 – 17 horas –“Vozes de Uma Estrela Distante

18 goras – “O Sol Se Põe na 3ª Rua”

Dia 19 –   18 horas – “Thermas Romae”

Dia 20 –   18 horas – “A Tale of Samurai Cooking” –  “A True Love Story”

A Mostra de Filmes Japoneses   é uma promoção do Consulado Geral do Japão em Curitiba e da Japan Foundation. <>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *