Doação do Governo japonês à Associação Nipo-Brasileira de Curitiba

 

 Nesta quarta-feira, 7,  o Governo do Japão firmará um contrato de doação com a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba. A doação será feita através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura (APC Cultural), e disponibilizará 87.769,00 dólares  para o Projeto de Construção do Salão Multiuso da Associação. Os recursos da  doação provêm da contribuição tributária do povo japonês, como prova de amizade do Japão pelos nikkeis do Brasil e pelo povo brasileiro.

O novo espaço servirá, não somente para uma maior difusão da cultura japonesa aos associados, mas também como um espaço onde a comunidade local possa ter acesso a diversas atividades culturais, garantindo assim, que o povo da cidade possa acessar a cultura japonesa, aumentando o interesse e o conhecimento sobre o Japão e fortalecendo a amizade entre os dois países.

O Nikkei

A Associação teve início em 1946 como “Curitiba Tomo-no Kai”, chegando a sua estrutura atual após várias mudanças de nomes e fusões. Um dos principais objetivos é a difusão da cultura japonesa e ajudar o desenvolvimento da comunidade nikkei e curitibana. Suas atividades principais estão relacionadas à cultura (tambores japoneses, dança típica, ensino da língua japonesa etc.) e ao esporte (judô, baseball, tênis, futebol etc.). Ainda, a Associação é a responsável pela organização de dois grandes eventos japoneses que ocorrem em Curitiba, o Imin Matsuri – Festival da Imigração Japonesa, em junho, e o Haru Matsuri – Festival da Primavera, em setembro, ambos recebem em torno de 20 mil visitantes por edição anual.

Cônsul Hajime Kimura firmará o contrato pelo Governo do Japão

A cerimônia de assinatura será realizada nesta quarta-feira, 7,  às 10 horas,  na sede da Associação (Rua Padre Júlio Saavedra, 598, Bairro Uberaba, em Curitiba), com a presença do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, e também do presidente da Associação, Rui Kiyoshi Hara, entre outros membros diretores e envolvidos no Projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *