Embaixador dá posse a Darci Piana como Cônsul Honorário da República Tcheca

Darci Piana (d) com as credenciais de Cônsul Honorário, ao lado do Embaixador Jiri Havlik (e) e do governador Beto Richa

O Embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiri Havlik, esteve em Curitiba esta semana para dar posse a Darci Piana, presidente do sistema FECOMERCIO SESC SENAC, como Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná. A entrega das credenciais ao novo Cônsul aconteceu no Palácio Iguaçu, em reunião com o Governador Beto Richa, na manhã de quinta-feira, 8. Ao contrário do que normalmente acontece, neste caso Piana recebeu um mandato de três anos, com jurisdição em todo o Paraná.

À noite, Piana ofereceu recepção no Restaurante Escola SENAC, com a participação de membros do corpo consular, autoridades, empresários e outros convidados

Havlik veio ao Paraná acompanhado da Cônsul Geral de seu País em São Paulo, Pavla Havrlikova;  do representante do Ministério de Assuntos Externos da República Tcheca, Marek Svoboda;  do “chairman” da secção estrangeira  da Câmara de Comércio da República Tcheca, IIja Mazanek;  e de representantes de grupos cervejeiros daquele País, onde se produz a melhor cerveja do mundo.  Presente, ainda, o Cônsul Honorário da República Tcheca em Santa Catarina, Rafael Freitas.

Grupo de empresários tchecos com o Embaixador Havlik, a Cônsul Geral Pavla Havrlikova  e o Cônsul Darci Piana,   na Fecomercio

No período da tarde, houve uma reunião na FECOMERCIO, da qual qual participaram autoridades e empresários tchecos do ramo cervejeiro e empresários paranaenses, especialmente do setor supermercadista.

A programacão terminou com um coquetel em homenagem a República Tcheca,  no Restaurante-escola do Senac. Na ocasião,  o embaixador  Jiři Havlik, ressaltou o interesse de seu Pais em ampliar as relações com o Paraná nas áreas de turismo, cultura e comércio. Ressaltou que a nomeação de Darci Piana tem muito a ver com esse propósito. Frisou o diplomata:   “Nosso Pais ainda é pouco conhecido comercialmente e temos muito a oferecer. Estamos muito contentes com essa nomeação e temos certeza de que nossas relações irão se desenvolver para benefício mútuo”.

No coquetel, Embaixador Jiri Havlik (e), Cônsul Geral Pavla Havrliková e Cônsul Darci Piana com esposa Maria José e a filha (Fotos Informativo Fecomércio)

Já o novo  Consul Honorário  agradeceu pela confiança nele depositada pelas autoridades tchecas e falou dos desafios. “Vou me esforçar ao máximo para suprir as expectativas depositadas em mim. As dificuldades são muitas, mas vou trabalhar para atender toda a demanda que venha surgir e fazer uma boa representação”. Darci Piana também agradeceu a todos pela presença, destacando a presença de muitos Cônsules, de representantes do Itamarati, de Câmaras de Comércio, de representantes estaduais e municipais, de integrantes de sindicatos e do Cônsul Honorário da República Tcheca em Santa Catarina..

Um coquetel-jantar foi servido as convidados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *