110 anos da imigração japonesa: Norte do Paraná recebeu Princesa Mako

Em meio a uma imensa e festiva programação, três cidades do Norte do Paraná – Londrina,  Rolândia e Maringá – receberam  dias 19 e 20, a jovem Princesa Mako, para uma visita que integra as comemorações, no Paraná, dos 110 anos  da imigração japonesa no Brasil.

Princesa Mako

A representante da Família Imperial japonesa, neta mais velha do Imperador Akihito, depois de desembarcar no Rio de Janeiro, iniciou seu roteiro, na  quinta-feira, pela cidade de Londrina, onde foi recebida pela comunidade nikkei na sede social da ACEL-Associação Cultural e Esportiva de Londrina,  plantou uma árvore e descerrou uma placa comemorativa. Depois, seguiu para Rolândia, a 26 km de Londrina.  Aí, depositou flores no Monumento aos Imigrantes e visitou o Museu de História da Imigração e Colonização Japonesa.

A programação,  ontem, em Maringá, começou com uma visita à ACEMA-Associação Cultural e Esportiva de Maringá. Houve também plantio de árvore e encontro com a Governadora Cida Borghetti, seguindo-se um almoço para convidados.

O Parque de Exposições recebeu milhares de pessoas

No início da tarde, a Princesa participou da cerimônia oficial de abertura da “EXPO Imin 110”,  no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, evento que  reunir um público de cerca de 20 mil pessoas.

Na manhã de hoje, 21,  a Princesa Mako  ruma para São Paulo, onde irá participar da cerimônia oficial comemorativa dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que se realiza juntamente com o 21º Festival do Japão, no São Paulo Expo. Ainda na Capital paulista, ela  irá ao Parque do Ibirapuera, a fim de visitar o Memorial em homenagem aos Imigrantes Pioneiros, o Pavilhão Japonês e manter encontros com jovens nikkeis e com representantes da JICA no Brasil. No domingo,  visitará a Japan House e a exposição “Aromas e Sabores”, além do Museu da imigração Japonesa no Brasil, no Bairro da Liberdade.

Deixando a Capital, a representante da Casa Imperial japonesa visitará, no Interior paulista, as cidades de Marília, Promissão, Cafelândia e Araçatuba. De volta a São Paulo, seguirá para Manaus, no Amazonas, e Tomé-Açu, no Pará. O retorno dela ao Japão será dia 28, partindo do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *