Cônsules e Câmaras de Comércio discutem relações bilaterais

 

Depois de meses de costura, a FECOMERCIO-PR promoveu, na terça-feira,

Cônsules e dirigentes de Câmaras de Comércio reunidos na FECOMERCIO-PR

17,  um encontro entre o Corpo Consular do Paraná e as Câmaras de Comércio, representante do Itamaraty e integrantes de sindicatos. A  reunião teve por objetivo  aumentar a sinergia nas relações bilaterais com todos os países com representação no Estado.

“O encontro foi o primeiro passo para aumentar as possibilidades de negócios entre empresários e diversos outros ao redor do mundo”, afirmou o diretor de relações internacionais da Federação do Comércio,  Rui Lemes.  Ele afirmou ainda que as reuniões serão mensais e “uma vez que esse importante grupo seja provocado, boas relações podem surgir”.

O presidente da FECOMERCIO,  Ari Bittencourt, por sua vez,  lembrou que o Paraná é um Estado formado por diferentes culturas e que está preparado para aumentar suas fronteiras comerciais. “Somos uma mistura de etnias e esse caldo é responsável pelo resultado pujante da quinta maior economia do País. Estamos prontos para ampliar ainda mais nossos negócios e a FECOMERCIO tem a base filiada ideal para isso”.

Representantes de mais de 20 países, da Europa, América Latina e África, estiveram representados no encontro. O presidente do Corpo Consular, Thomas Amaral Neves, um dos participantes, disse acreditar no projeto e na prosperidade a médio prazo. “Nossa participação no mercado mundial é entre um e dois por cento. Temos grande possibilidade de aumentar esses números logo que colocarmos esse projeto em prática”.

Cada Cônsul e presidente de câmara de comércio saiu da reunião com uma tarefa a fazer: identificar produtos de interesse de seus países de origem em importação e exportação com o Estado do Paraná. O papel da FECOMERCIO  será o de promover o  intercâmbio com as empresas detentoras desses produtos e serviços para fazer a pontes entre compradores e fornecedores e, assim, contribuir para a viabilização dos negócios.

Conforme a programação, falaram na abertura o presidente do Sistema FECOMERCIO-PR SESC SENAC, Ari Faria Bittencourt, e o presidente do Corpo Consular, Cônsul Thomas Amaral Neves. Hove ainda palestras de: Vamberto Santana, Assessor Econômico da FECOMERCIO (“Relações Comerciais em um Contexto de Ampliação e Consolidação do Processo de Globalização”); Rui Leme, Diretor de Relações Internacionais da Federação (“Suporte para o Estabelecimento de Negócios dos Países com Representação no Estado do Paraná”); Rodrigo Brezola (“Certificação de Origem da FECOMERCIO-PR”); e Vânia Andreassi (“Congresso de Tango de Curitiba”). <>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *