Festa polonesa: Em Curitiba, neste final de semana, a 2ª PolskaFest

 

 Para quem quiser aproveitar o final de semana e o Dia dos Pais com música, dança e gastronomia, começa nesta sexta-feira, 10, e vai até domingo, 12,  na Sociedade Cultural Abranches, em Curitiba, a 2ª edição da PolskaFest, que tem como objetivo valorizar a rica cultura polonesa e também iniciar os festejos comemorativos do sesquicentenário  da imigração polonesa, que será em 2020. Neste ano, a festa acontece no bairro Abranches, localizado em uma das regiões de maior concentração de descendentes de poloneses do município de Curitiba. 

A programação inicia nesta sexta, às 17 horas e vai até às 23 horas, e no sábado e domingo, irá das 11 às 23 horas. Os visitantes poderão aproveitar diversas atrações gastronômicas e culturais voltadas para toda a família, curtindo momentos de descontração e lazer.  A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá doar um quilo de alimento,  não perecível, que será destinado a entidades carentes.

Grupo Folclórico Hercílio, de São Bento do Sul-SC

O Salão da Sociedade Cultural Abranches receberá diversas atrações culturais, entre elas a exposição de artesanatos e fotografia, promovida pela Casa da Cultura Polônia Brasil, além de  apresentações de bandas, grupos folclóricos e coral. Na parte gastronômica, haverá comidas típicas polonesas, de etnias convidadas, além de food trucks e cervejarias para agradar todos os paladares .

Grupo Folclórico Karolinka, de São Mateus do Sul – PR

Grupos folclóricos e bandas

As principais atrações culturais ficam por conta das apresentações dos grupos folclóricos poloneses: Wawel (São José dos Pinhais-PR), Junak (Curitiba-PR), Hercílio (São Bento do Sul-SC) e Karolinka (São Mateus do Sul-PR). O público poderá acompanhar ainda os shows, com as bandas: Os Gaideski, Coração Nativo, Miguel Taborda & Cia e Banda Alkimia. E também haverá a participação do Coral de Sant´Ana.

Grupo Folclórico Junak, de Curitiba-PR
Grupo Folclórico Wawel, de São José dos Pinhais-PR

Pratos típicos poloneses e de outras culturas

Na gastronomia, o   evento terá como destaque o tradicional prato polonês pierogi, que será servido pela pierogueria Pierogi do Miro. O prato terá os seguintes recheios: Ricota com batata, Frango com batata, Repolho com batata, Batata com temperos. Para acompanhar, haverá opção de escolha dos molhos: Calabresa (cebola, linguiça, bacon em cubinhos refogados na manteiga), Branco Bechamel (molho à base de leite, cremoso e delicado) e  Champignon (molho à base de creme de leite com champignon refogado fresco).

Pierogi (do Miro), um dos pratos mais tradicionais da culnária polonesa

Na parte gastronômica, haverá ainda o Pirô na Batatinha, servindo Batata em Cone, o Aero Burguer, com opções de Hambúrguer, e a Phoenix com diversas opções em pasteis. A empresa Churros Divinos, de churros gourmet estará com o cardápio voltado para os doces, além da Cafeteria com Cucas, com 10 opções de sabores.

Aula show com pratos poloneses

Uma das novidades desta edição da PolskaFest, será as duas aulas show de receitas de pratos poloneses, que serão ministradas pelo chef de cozinha Diego Machalesky, de Joinville-SC. Ele estará na festa sábado e domingo, às 14h30. Serão três receitas por dia com os pratos: Zapiekanka (sanduiche), Barszcz Burakowy (caldo de beterraba), Golabki (charuto de repolho), Kotlet schabowy (carne de porco), Placki ziemniaczane (panqueca de batata) e Zurek (sopa de centeio). As aulas serão gratuitas e terão duração  média de 1h30.

O objetivo é difundir e  apresentar receitas fáceis e baratas,  comenta o

Diego Machalesky

chef. “Os pratos que escolhi são receitas acessíveis, que vão um pouco além do tradicional polonês que conhecemos. Estarei lá orientando e tirando dúvidas para que os participantes possam saber que existem outros pratos, além do pierogi. Também distribuiremos  material com as receitas para que os participantes possam fazê-las em casa”, assinala Machalesky.

No tocante a bebidas, estarão as cervejarias de nome e sobrenome poloneses Wensky Bier e DUM, além da OAK Bier e mais duas convidadas, servindo de opções para todos os paladares. O Cantinho da Vodka ficará por conta da importada polonesa ZUBROWKA, aquela da graminha do bisão.

Missa em homenagem aos Pais

Igreja de Sant’Ana

No dia 12, domingo,  comemorando o Dia dos Pais, haverá  missa especial, celebrada  em homenagem aos patriarcas das famílias, às 10h30, na Igreja de Sant´Ana, que fica a poucos metros da Sociedade Abranches, com a abertura da Semana da Família (todos os dias, até sábado, 18, haverá uma atividade para as famílias, a partir das 19h30.

PolskaFest

A 1ª edição do evento, que conta com o apoio do Consulado Geral da Polônia,  foi realizada no município de Araucária, em 2017, na região da antiga colônia Thomaz Coelho (Araucária, Contenda, Campo Largo, Lapa e entorno), para celebrar os 140 anos da imigração polonesa. E neste ano, é a vez da região Norte de Curitiba, que irá comemorar o Sesquicentenário (150 anos) da imigração polonesa, em 2020. A PolskaFest será o marco inicial dos  preparativos para uma grande sequência de festas alusivas a essa tão significativa  data., para os poloneses e descendentes.

 

Mais informações pelo telefone (4)1 3356-8039, pelo e-mail

aloeventos@aloeventos.com.br ou no site www.facebook.com/polskafest.

Programação da 2ª POLSKAFEST CURITIBA

Dia 10 de agosto, sexta-feira

17 horas – Abertura da casa

18 horas – Atividades de Palco, Exposição e gastronomia.

19h30 – Abertura, com o  Cônsul Geral da República da Polônia,  Marek Makoski

20 horas – Miguel Taborda & Cia

Dia 11 de agosto, sábado

11h – Almoço – Espaços Gastronômicos

14h30 – Aula Show de Gastronomia – Chef Diego Machalesky

16 horas – Grupo Folclórico Hercílio – São Bento do Sul – SC

16h30 – Gincana de Palco – Prepare sua Criatividade!

17 horas- Grupo Folclórico WAWEL – São José dos Pinhais

17h30- OS GAIDESKI

18h30 – Grupo Folclórico KAROLINKA – São Mateus do Sul

19 horas  – Grupo Folclórico JUNAK – Curitiba

20 horas – Banda ALKIMIA

21 horas-  Banda CORAÇÃO NATIVO

Dia 12 de agosto – domingo – Dia dos Pais

10h30 – MISSA – Dia dos Pais – Igreja de Sant´Ana

11 horas- Almoço – Espaços Gastronômicos

14h30 – Aula Show de Gastronomia – Chef Diego Machalesky

16 horas – Gincana de Palco – Venha divertir-se com  seu pai!

17h30 – Miguel Taborda & Cia

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *